A agência do Banco do Brasil, no bairro da Cohab, localizada na Avenida Jeronimo de Albuquerque, em São Luís, comete diariamente um verdadeiro absurdo com seus clientes, no que desrespeito as filas tanto para o caixa como também para outros serviços. Chegou há duas horas e meia o tempo de espera por atendimento, nesta segunda-feira, 14/6.
A senha de um comerciante de 43 anos, que não quis se identificar, foi emitida às 14h31, mas ela ainda aguarda outras nove pessoas serem atendidas, cerca de duas horas e meia depois. Ele aproveitou o horário após o almoço para resolver impasses causados pelo próprio banco e ainda enfrenta o transtorno.
Uma servidora pública de 50 anos alega que o problema é recorrente na agência, especialmente no período da tarde, desde o tratamento desumano de alguns funcionários aos clientes idosos. “Eu trabalho viajando e hoje estou aqui parada porque dependo do banco. Meu serviço não flui e isso me prejudica”, conta.
De acordo com a Lei Municipal nº 42/2000 (São Luís) e a Lei Estadual nº 7.806/2002, o tempo máximo de espera para atendimento em guichês de bancos é de 30 minutos.
Já para atendimentos gerenciais, popularmente chamados de atendimento de mesa, com base no Princípio da Razoabilidade, presente no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon/MA compreende que o tempo máximo é de 1 hora e 30 minutos.